festival

FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema está de volta!

Criado para valorizar e premiar obras dirigidas por mulheres e apresentar ao grande público o protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras, o Festival comemora a realização da sua 2ª edição em novembro de 2020.

Em sua 1ª edição, em 2018, o FIM homenageou a atriz Zezé Motta e celebrou a produção de longas-metragens dirigidos e protagonizados por mulheres em suas mostras competitivas e programas especiais.

Alinhado com as agendas e movimentos nacionais e internacionais de equidade de gênero e raça no cinema, o Festival consolidou-se como espaço de celebração da pluralidade de narrativas audiovisuais, iluminando o talento de mulheres de todas as raças, territórios e idades em tela e atrás das câmeras. 

Esta 2ª edição do Festival,  tornou-se ainda mais necessária e premente, diante dos imensos desafios trazidos pela pandemia, pelo momento intenso de luta  contra o racismo em todo o mundo e, ainda, em meio à profunda crise imposta ao cinema brasileiro na atualidade.

Os desafios só fortalecem a missão e, assim, o Festival segue sua determinação de colocar um sonoro FIM à sub-representação de gênero e raça na indústria cinematográfica brasileira e mundial, apresentando filmes e iniciativas de mulheres que tragam novas sementes, novas narrativas, novas oportunidades de expressão e transformação. 

O FIM20, será realizado em formato inteiramente online, atendendo às recomendações de distanciamento social trazidos pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Dessa maneira, a programação do Festival ganha maior abrangência de público levando sua seleção de filmes e atividades às mais diversas regiões do país.

Poderão ser inscritos gratuitamente,  aqui no site,  obras de longas-metragens de ficção, documentais ou de animação dirigidos por mulheres de todo o Brasil. Inéditas ou não, as obras devem ter sido concluídas nos últimos 24 meses.

O comitê de curadoria, formado por Beth Sá Freire e Márcia Vaz, selecionará cinco filmes entre os inscritos e caberá ao público eleger o vencedor.

A programação do FIM20 apresentará, além da Mostra Competitiva Nacional, uma Mostra Internacional,  programas especiais e atividades de formação e mercado voltadas para público prioritário de mulheres. 

Participe dessa rede de afeto e expressão. 

Forte abraço, 

Minom Pinho
Diretora do FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema