curadoria
Conheça as curadoras da terceira edição do FIM Cine.
BETH SÁ FREIRE - MOSTRAS COMPETITIVAS E INTERNACIONAL
Jurada de importantes festivais internacionais, integrou o Asiana (Coreia do Sul), Bilbao (Espanha), ShortShorts (Japão), Toronto International Film Festival (Canadá), entre outros. No Brasil, participou de diversos comitês, como Festival do Rio, Vitória Cine e Vídeo, além de participar da curadoria das duas edições anteriores do FIM. Desde 2001, é diretora-adjunta do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum e colaboradora oficial do Festival de Curtas de Oberhausen (Alemanha).
FLAVIA CANDIDA - MOSTRAS COMPETITIVAS E INTERNACIONAL
Curadora, cineasta e produtora egressa do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado (2002), Prêmio Especial do Júri no 35º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Começou como programadora no fim dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na curadoria de diversos festivais como Première Brasil, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum, Curta Cinema, Festival de Cinema de Vitória, Goiânia Mostra Curtas, Festival Brasileiro de Cinema Cômico, Mostra de Cinema Moventes e Festival Internacional de Cinema de Goiânia. Também fez parte da curadoria do Século XXI: Mulheres, Ação! e Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual, ambos dedicados ao protagonismo feminino no cinema. Produziu mostras como Arte da África Cinema, Péter Forgács: Arquitetura da Memória e Pequenas Histórias da Vanguarda – Downtown New York. Como consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BrLab, ICUMAM Lab, Plataforma Lab e Lab de Projetos do Curta Cinema. Esteve no comitê de seleção do Göteborg Film Fund 2021.
LORENNA MONTENEGRO - MOSTRA MULHERES QUE NORTEIAM
ALICE MARCONE - MOSTRA TODAS AS MULHERES DO MUNDO CURTA KINOFORUM
Alice Marcone roteirizou as séries "Manhãs de Setembro" para a Amazon Prime Video, "De Volta aos 15" para a Netflix, "Noturnos" para o Canal Brasil e foi colaboradora de roteiro de "Todxs Nós" da HBO. Foi premiada pela ABRA como "Roteirista do Ano" em 2021. Também foi jurada na semifinal do Emmy Internacional e na "Mostra Novos Rumos" do Festival do Rio em 2022.