mentorias
Serão selecionados 14 projetos dentre os inscritos para participarem do programa Mentorias FIM23. Cada diretora selecionada participa de encontros individuais (one to one) com uma das mentoras do programa, profissionais especialistas em criação, direção, produção criativa e mercado. O objetivo é criar conexões, trocas e intercâmbios que possam acelerar novos talentos femininos das diversas regiões brasileiras com dicas, orientações e conhecimentos que permitam aprimorar os projetos e facilitar conexões com o mercado.
Com a firme missão de ampliar a pluralidade de narrativas audiovisuais e superar a sub-representatividade de gênero e raça na indústria cinematográfica, o programa garante que 50% das vagas serão destinadas a diretoras negras, indígenas, PCD, 60+ e mulheres trans que estejam se preparando para realizar o seu primeiro ou segundo longa-metragem.
Com curadoria de Minom Pinho, produtora criativa e idealizadora do Festival, o Programa Mentorias FIM23 conta com a correalização do Paradiso Multiplica, ação de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados com bolsas e prêmios pelo Projeto Paradiso, do +Mulheres - Lideranças do Audiovisual Brasileiro e parceria com o Selo Elas da Elo Studios.
As inscrições podem ser realizadas de 01 a 15 de novembro e os 14 projetos selecionados serão anunciados na cerimônia de encerramento do FIM Cine, no dia 29 de novembro no Cinesesc.
CONFIRA A LISTA DE VENCEDORAS:
A FESTA DE CARMEN
Amanda Jordão
São Paulo
A ESTRANHA FAMILIAR
Natália Maia
Ceará
A TENTAÇÃO DE EVA
Rayane Teles
Bahia
CORAÇÃO DE NEGO
Dandara de Morais
Pernambuco
DOIS REAIS E UM SONHO
Isadora Lis Alves
Pará
ESTAMOS BEM
Maria Emília Oliveira
Santa Catarina
FAMÍLIA
Britney Federline
Rio Grande do Sul
FILHO PRÓDIGO
Flávia Vieira
Rio de Janeiro
FLOR DE LARANJEIRA
Kaya Rodrigues
Rio Grande do Sul
HERANÇA
Rafaela Uchoa
Bahia
MEU IRMÃO
Luciana Bezerra
Rio de Janeiro
OUVIDES- A CHAVE DO DESEJO
Michele Saints
São Paulo
SANGRA, NÃO MORRE
Vitoria Vasconcellos
Pernambuco
VAN
Gabrielle Siqueira
Rio de Janeiro + São Paulo
Foram garantidas 50% das vagas a mulheres trans, indígenas, negras, PCD ou 60+
Confira as atividades do Programa Mentorias FIM23
- 2 (dois) encontros individuais (one-to-one) em modalidade online com 2 (duas) horas de duração/cada num total de 4 (quatro horas) de mentorias.
- Os encontros entre as mentoras e as mentoradas (diretoras selecionadas) permitem o aprimoramento do projeto de longa-metragem ficcional, dicas sobre oportunidades de financiamento e adequação à demandas de mercado
- Os encontros acontecerão dento do período de dezembro de 2023 a março de 2024.
PRÊMIO Selo ELAS FIM
Nesta edição, os 14 projetos/diretoras selecionados concorrem ainda ao Prêmio Selo ELAS FIM.
A Elo Studios escolherá um projeto, dentre os 14 selecionados, que receberá o PRÊMIO Selo ELAS FIM.
A seleção pelo Selo ELAS (edição 2024) envolve consultorias extras com experts de áreas artísticas, executivas e jurídicas.
A premiação garante além do Selo Elas, contrato de distribuição do longa-metragem com a Elo Studios, uma das principais distribuidoras do país.
Importante: Para concorrer a este prêmio especial, o projeto selecionado precisa ter todos seus direitos de comercialização livres no Brasil (em cinema, extra-cinema, TV aberta, TV paga, VOD e airlines).
Conheça o time de mentoras do Programa Mentorias FIM23:
Barbara Cunha
Caru Alves
Cris Fantato
Deborah Osborn
Mestranda em Cinema pelo Goldsmith College (Londres), é sócia-fundadora da bigBonsai, onde é produtora criativa dos projetos de entretenimento, como os docs Dominguinhos, O Barato de Iacanga e o longa de ficção O Livro dos Prazeres, coprodução com a Rizoma Films (Argentina). Em 2017, foi a única brasileira selecionada para o EAVE Producers’ Workshop, um dos principais encontros de agentes do audiovisual na Europa.
Julia Murat
Justine Otondo
Karen Castanho