FIM 23

Criado para valorizar e premiar obras dirigidas por mulheres e apresentar ao grande público o protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras, o FIM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NO CINEMA comemora a realização da sua 3ª edição de 23 a 29 de novembro de 2023.

Alinhado com as agendas e movimentos nacionais e internacionais de equidade de gênero e étnico-racial no audiovisual, o Festival consolidou-se como espaço de celebração da pluralidade de narrativas audiovisuais, iluminando o talento de mulheres de todas as etnias, territórios e idades.

Sim! O FIM Cine está de volta mobilizando públicos diversos para conhecer a produção de obras cinematográficas criadas e dirigidas por mulheres, desconstruindo estereótipos e fortalecendo uma rede de afeto e luta que pede o FIM da sub-representação de mulheres na indústria cinematográfica brasileira e mundial, abrindo espaço para novos começos. Infelizmente os baixos percentuais de mulheres no cinema persistem. De acordo com a última pesquisa de gênero e raça publicada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), dos 650 longas-metragens brasileiros exibidos nos cinemas entre 2018 e 2021, 125 tiveram exclusivamente mulheres na direção, ou seja, menos de 20%.
Mas as mulheres representam mais de 50% da população brasileira. Avançamos pouco no acesso ao longa-metragem e principalmente na direção de longas-metragens de ficção(onde residem os maiores valores de produção). Queremos muito mais. 

O Festival nasce e consolida-se valorizando a presença de mulheres em tela e atrás das câmeras, mas não perde de vista o desafio do alcance de maior pluralidade no audiovisual e maior representatividade atrás das câmeras com mulheres, cis e transgênero,  de todas as etnias, idades, territórios podendo contar histórias diversas e construir novos imaginários. 

Na primeira edição, iluminamos a potência das mulheres negras em tela e atrás das câmeras e denunciamos a baixíssima presença de mulheres negras na direção de longas-metragens clamando por representatividade e espaço.   

Na segunda edição apresentamos uma seleção especial de filmes brasileiros e internacionais em programas e mostras potentes que somaram 45% de mulheres negras na direção dos filmes apresentados, 45% de mulheres brancas, além de indígenas e amarelas. Enfrentamos também questões sensíveis da mulher na sociedade em sessões especiais e debates relacionados ao tema assédio e explorando a realidade de mulheres periféricas que não raro criam seus filhos sozinhas. Realizamos mentorias de projetos para criadoras de todas as regiões brasileiras e reunimos um time de 56 palestrantes mulheres em cursos, palestras, masterclasses e painéis que alcançaram mais de 7.000 mil pessoas de todas as regiões do país. 

Nesta terceira edição, seguimos celebrando a presença de mulheres em mostras e programas que seguirão iluminando o que falta para a consolidação de uma indústria audiovisual com maior espaço para diversidade e inclusão, único caminho para a pluralidade de narrativas cinematográficas e construção de imaginários. 

Confere aqui o Regulamento para submissão de longas-metragens até o dia 12/10 em duas mostras competitivas: Brasileira e Mulheres 60+. 

E esperamos você no FIM Cine: 23 a 29 de novembro de 2023 em sessões presenciais em São Paulo e em programas online para todo o Brasil. 

Programe-se e participe!

O FIM é realizado pela Casa Redonda com o patrocínio da Rede, empresa de pagamentos do Itaú Unibanco, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Spcine, apoio da Itaú Cultural Play, do +Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro, Projeto Paradiso e Selo Elas.