Mercado
FIM WOMEN`S FILM MARKET SP.2020
O FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema, Spcine, Casa Redonda e + Mulheres - Lideranças do Audiovisual Brasileiro realizam nos dias 16 e 17 de dezembro o encontro FIM WOMEN’S FILM MARKET SP.2020.
Por meio de painéis, palestras, cases e cursos, o objetivo é oferecer conhecimentos, metodologias e experiências reais que estimulem e instrumentalizem realizadoras e produtoras para atuar em mercados internacionais.
Crise no cinema brasileiro, ano de pandemia, novos paradigmas na indústria cinematográfica mundial, mas a determinação de ampliar a representatividade de mulheres no setor audiovisual permanece.
O encontro marca o nascimento do FIM WOMEN’S FILM MARKET SP.2020, evento associado ao Festival com foco na ampliação de oportunidades de negócios para conteúdos audiovisuais criados, dirigidos e protagonizados por mulheres do Brasil e do mundo.
PROGRAMAÇÃO | Baixe o PDF interativo aqui
16 DE DEZEMBRO
MANHÃ
Gratuito. Acesse evento aqui
10h: Abertura do Evento | Novas oportunidades para mulheres no cinema Com Minom Pinho, diretora do FIM | Festival Internacional de Mulheres no Cinema
10h30: Spcine: Políticas Afirmativas e Diálogos Internacionais Com Laís Bodanzky, presidente da Spcine e Malu Andrade, diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais - Spcine
11h: Diversidade é um bom negócio?Protagonismo em tempos de crise Com Debora Ivanov, fundadora do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro
11h30: SHOW ME THE FUND: Oportunidades Internacionais de cofinanciamento Com Adriane Freitag, gerente do Cinema do Brasil e Mary Morita, gerente do Brazilian Content TARDE Gratuito. Acesse evento aqui
DIA 17 DE DEZEMBRO Curso Coprodução Internacional | Etapas, acordos bilaterais e legislação Com Myriam Assis 10h às 12h Vagas Limitadas | R$60,00 ou em até 12 x R$6,21 Inscreva-se aqui Sobre o curso: Quais os requisitos necessários para coproduzir filmes e séries com outros países? Neste curso,a especialista Myriam Assis, que detém mais de 15 anos de experiência na área, aborda os diversos requisitos legais para viabilizar coproduções internacionais, acordos bilaterais e demais instrumentos da legislação brasileira para atuação na indústria cinematográfica internacional. Curso Produtoras Brasileiras: os desafios de atuar em mercados internacionais. Com Juliana Funaro, advogada e produtora audiovisual 15h às 17h Vagas Limitadas | R$60,00 ou em até 12 x R$6,21 Inscreva-se aqui Sobre o curso: Em tempos de crise no cinema brasileiro, produtores vêm buscando mais intensamente oportunidades de coprodução e atuação em mercados internacionais. Neste curso, a produtora Juliana Funaro, que acumula vasta experiência com mais de vinte coproduções de filmes e séries com outros países, aborda os desafios e estratégias para atuar internacionalmente e os passos desde as estratégias de seleção, financiamento e coprodução de projetos até o filme ou série chegar para o mundo em múltiplas janelas de exibição.
Talentos:

Adriane Freitag
Licenciada em artes visuais, pós-graduada em história cultural e em administração de empresas. Atuou durante oito anos como professora de arte. Tem experiência como produtora executiva em instituições como Itaú Cultural e Unibes Cultural. Coordenou a área de ação cultural da Biblioteca Mário de Andrade, por mais de dois anos. Atualmente é gerente executiva do Cinema do Brasil, programa criado pelo SIAESP - Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, em 2006 para fazer a promoção do cinema nacional no exterior.

Debora Ivanov

Janaína Oliveira

Juliana Funaro
Atua no mercado do entretenimento há 23 anos, 14 anos exclusivamente no mercado audiovisual. Produtora de mais de 15 obras audiovisuais com ampla experiência em coproduções internacionais (França, Itália, Japão, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal), esteve à frente de projetos que foram exibidos com sucesso e premiados em diversos festivais como Cannes, Locarno, Berlim e Toronto. Produziu séries de tv para canais como Disney, Turner, Discovery, Globosat, TV Cultura, entre outros, destacando-se pelo seu amplo domínio na gestão de equipes e elaboração de estratégias assim como no controle rigoroso dos procedimentos e entregas da cadeia do mercado audiovisual brasileiro. Por 13 anos foi sócia e Diretora Executiva da Primo Filmes e hoje atua como Diretora Executiva e Produtora do departamento de entretenimento da Barry Company, estando à frente de inúmeros projetos e produções, dentre eles coproduções internacionais com Israel, Portugal, Uruguai e França e Séries de TV para diferentes Canais como Fox, Band e Globo. Produziu o longa-metragem Shine Your Eyes, cuja estreia mundial aconteceu no ano de 2020, na 70ª Berlinale.

Laís Bodanzky

Malu Andrade

Mary Morita
Há mais de 12 anos no mercado audiovisual, é formada em Cinema e Administração de Empresas, atuou no departamento de arte em séries e também com distribuição e licenciamento de conteúdo. Retorna à BRAVI na gerência do Brazilian Content como gerente executiva para atuar na promoção de conteúdo brasileiro no exterior. Sua experiência inclui participação em mais de 50 eventos e feiras nacionais e internacionais como representante institucional e palestrante.

Minom Pinho
Empresária, produtora criativa de cinema e artes visuais, consultora, conferencista e professora. Lidera a produtora Casa Redonda, a startup Navega de cursos criativos online e o FIM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NO CINEMA. Assina a produção de oito longas de ampla circulação em mercados e festivais nacionais e internacionais, além de curtas e séries para TV. Assina plataformas criativas de impacto nacional voltadas ao desenvolvimento setorial e à identificação de novos talentos, com destaque para Concurso NETLABTV - Novas Ideias de Séries Brasileiras, Festival de Curtas TNT e FAMA - Fundo Avon de Mulheres do Audiovisual.

Myra Babenco
Produtora de cinema e curadora de arte baseada em São Paulo. Atualmente, é sócia-diretora da HB Filmes, produtora do seu pai Hector Babenco (1946-2016). Desde 2017, comanda o projeto de restauro e digitalização da Obra Cinematográfica do Diretor. A iniciativa começou quando o diretor Martin Scorsese convidou para restaurar o filme Pixote, de 1985, para a Film Foundation World Cinema Project, agora disponível na Criterion Collection. De 2008 a 2018, ela dirigiu a Galeria de Arte Raquel Arnaud onde era responsável pela área comercial e mercado internacional e feiras na Europa, Estados Unidos e América Latina. Antes disso, trabalhou em instituições financeiras no Brasil, na área de Private Banking internacional. O documentário Babenco é sua estreia como produtora de cinema. Em 2019 o filme ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Veneza, na competição oficial Venice Classics, e no Independent Critics Prize - Bisato D’oro. Agora o filme foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2021.

Myriam Assis
Comunicóloga, com 18 anos de experiência em gerenciamento de projetos audiovisuais. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema – ANCINE por 17 anos, atuando, principalmente, na aprovação e acompanhamento de projetos. Foi Coordenadora de Análise de Projetos e Coordenadora de Análise de Direitos por 10 anos, tendo atuado também como Assessora de Diretoria Colegiada. Atualmente, está prestando consultoria a produtoras audiovisuais na gestão de seus projetos.

Tali Yankelevich
É uma documentarista e editora de São Paulo. Seu primeiro curta-metragem, “The Perfect Fit”, sobre uma bailarina e um sapateiro, ganhou o prêmio de curta metragem SXGlobal no SXSW (2012), e foi selecionado para uma indicação ao Oscar® em 2013. Outro trabalho como diretor inclui um curta chamado “A Girl’s Day ”(2014) para a série internacional de documentários“ Why Poverty? ”, Patrocinado por The Why Fundação. Atuou como editora no documentário longa-metragem “Cravos”, dirigido de Marco Del Fiol com estreia no Festival Internacional de Cinema de São Paulo. Os documentários de Tali foram exibidos em vários festivais de cinema de renome em todo o mundo, como Visions du Réel, Sheffield e Tribeca. “Meu querido Supermercado” é seu primeiro longa-metragem, e passou por diversos festivais como É tudo Verdade, Vision du Réel.