“Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, vence a competitiva nacional do FIM20
O longa-metragem “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, foi escolhido pelo júri popular como o melhor filme da mostra competitiva nacional do FIM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NO CINEMA. A segunda edição do festival, realizada online, foi encerrada nesta terça-feira (17).
O filme de Ana Luiza conta a história de Ernesto, um homem que enfrenta a solidão, uma crescente cegueira e outras limitações da velhice. Seu cotidiano metódico é abalado pela chegada de Bia, uma descuidada cuidadora de cães. A diretora recebeu o Prêmio do Júri Popular no valor de R$ 5 mil.
Outros dois prêmios foram entregues na cerimônia de encerramento do FIM. “Meio Irmão”, de Eliane Coster, ganhou o Prêmio da Crítica, cujo júri foi formado por integrantes do Elviras (coletivo de mulheres críticas de cinema) e também avaliou os filmes da competitiva nacional. A diretora ganhou pack de cursos online do Navega.
Já o Prêmio Instituto Diageo - Diversidade e Inclusão, que avaliou os filmes da mostra Todas as Mulheres do Mundo, foi entregue ao curta “Tea For Two”, de Julia Katharine. Ela recebeu um prêmio de R$ 3 mil.
Após a cerimônia, o FIM exibiu seu filme de encerramento: “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy.
Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a programação do FIM20 foi online e gratuita. De 10 a 17 de novembro, o festival exibiu 29 filmes brasileiros e internacionais - sendo 45% dirigidos por mulheres brancas, 45% por pretas e pardas, 7% por indígenas e 3% por amarelas.
A programação incluiu uma homenagem à atriz, diretora, dramaturga e escritora Grace Passô, uma masterclass da diretora francesa Claire Denis e uma celebração do centenário da escritora Clarice Lispector, além de debates, painéis e um amplo programa formativo focado no protagonismo feminino.
O FIM20 foi uma realização da Casa Redonda e correalização do Sesc São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival contou com o patrocínio do Itaú e Diageo, copatrocínio da Avon, por meio do F.A.M.A. – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e apoio institucional do Instituto Diageo, Projeto Paradiso, Embaixada da França no Brasil, Grupo Mulheres no Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e Núcleos Criativos Latino-americanos.