Grace Passô e a arte na pandemia: “A elaboração em linguagem me organiza”

Um tributo à diretora, atriz, dramaturga e escritora Grace Passô se desdobrou em um potente debate online sobre a arte na pandemia. Grande homenageada da segunda edição do FIM20, Grace fez uma provocação ao festival: promover não um painel tradicional sobre os trabalhos que fez até agora, mas, sim, uma conversa nas quais ela e outras artistas negras compartilhassem experiências de criação artística em tempos de Covid-19.
“Neste período muito solitário, precisamos de referências”, justificou Grace durante o debate, realizado nesta sexta-feira (13) no canal do FIM no YouTube. Mediado pela pesquisadora e curadora Janaína Oliveira e intitulado “Arte em Duplo Twist Carpado na Pandemia”, o painel reuniu Grace à artista visual e professora Cíntia Guedes e à diretora Glenda Nicácio, que também participa do festival com “Até o Fim”, selecionado para a mostra competitiva nacional.
A “pirueta perfeita” criada pela ginasta brasileira Daiane dos Santos guiou a conversa como metáfora deste movimento de virada exigido pela pandemia. Para o setor artístico, já fortemente abalado pelos cortes de financiamento público dos últimos anos, a crise sanitária e a necessidade de distanciamento social levaram à busca por novas formas de criação, produção e distribuição.
A própria Grace realizou o que talvez seja a obra audiovisual mais impactante da quarentena, o curta "República", que integra a programação do FIM20 e foi rodado em março. A convite do Instituto Moreira Salles e contando com a colaboração de Wilssa Esser na fotografia, montagem e som direto, Grace escreveu, dirigiu e protagonizou o filme sobre “uma brasileira que desperta num país exausto de atos violentos”.
“Para mim, criar é um movimento de sanidade, uma tentativa de mover a mente. A elaboração em linguagem me parece mais possível, me organiza um pouco”, definiu a homenageada, acrescentando que "República" surgiu de uma sensação de “exaustão”. “Era uma exaustão não só do agora, mas desse movimento ininterrupto de necessidade de luta, de ter de produzir respostas a estados de exceção, desta inauguração incessante de formas de violência.”
Durante o painel, as debatedoras conversaram sobre como a exigência do duplo twist carpado, que pode parecer novidade a grupos privilegiados, era uma realidade constante para as artistas negras muito antes da pandemia. “As organizações pretas já estavam ensaiando o duplo twist carpado nos últimos anos, décadas e milênios”, afirmou Glenda. “Há grandes momentos de caos que abalam o mundo, mas que mundo está sendo abalado? É claro que todas estamos sendo atingidas, mas o caos destrói a quem? Acho que [este momento] ativa nosso instinto de sobrevivência, e sobrevivência é palavra-chave para nós. A gente já parte deste lugar de sobrevivência enquanto indivíduo, enquanto mulher preta criadora."
Cíntia disse ter se emocionado ao assistir "República" pelo modo como Grace consegue “endereçar o problema da ficção que é a nossa realidade”. “O que mais tem criado zonas de contato comigo são esses trabalhos que me oferecem habitar outros tempos, e que também me dizem que há uma temporalidade que não é essa, dessa urgência da pandemia”, afirmou. “É o duplo twist carpado na pandemia, mas a gente só consegue performá-lo porque já o estamos fazendo desde muito tempo.”
O debate completo pode ser assistido aqui.
Vale lembrar, também, que os filmes da Homenagem Grace Passô do FIM20 podem ser vistos online e gratuitamente até 17 de outubro, o último dia do festival. Além de “República”, a seleção inclui o média-metragem “Vaga Carne”, dirigido por Grace em parceria com Ricardo Alves Jr., e o curta “Sem Asas”, estrelado por Grace e dirigido por Renata Martins. Veja como assisti-los aqui.
relacionados
-
Competitiva Nacional do FIM 20: confira os filmes selecionados
-
O FIM20 celebra o centenário da escritora Clarice Lispector em sua abertura e encerramento
-
FIM divulga as datas da sua edição 2020
-
FIM divulga o perfil das inscrições para a Mostra Competitiva Nacional
-
InnSaei.TV é a plataforma oficial do FIM 20
-
Homenagens e Tributos no FIM20
-
FIM começa hoje com cerimônia online, homenagem a Grace Passô e exibição de A Hora da Estrela
-
FIM 20 e Diageo promovem debate sobre assédio no audiovisual e na sociedade
-
Drinks de cinema: FIM20 celebra mulheres das telas com coquetéis inspirados em filmes
-
Grace Passô recebe convidadas neste 13 de novembro para debater as dificuldades de se fazer arte na pandemia
-
Mostra Lute Como Uma Mulher propõe reflexão sobre o que está em jogo nas eleições municipais
-
Debate no FIM20 destaca ações contra o assédio no audiovisual e na sociedade; assista
-
Claire Denis em conversa intimista exclusiva para o FIM 20 é destaque da programação deste sábado, 14 de novembro.
-
Sessão F.A.M.A. debate mulher no cinema a partir do documentário “Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano”
-
A cineasta e ativista francesa Amandine Gay conversa com mulheres negras ativistas em dois Intercâmbios neste domingo, 15 de novembro
-
Amandine Gay sobre “Abrir a Voz”: “Quis mostrar mulheres negras se apropriando da narrativa”
-
Masterclass Claire Denis: o que aprendemos com a icônica cineasta no FIM20
-
Adriana Lopez Sanfeliu fala sobre desafios de filmar “retrato pessoal” de Elliott Erwitt
-
Dominga Sotomayor sobre “Tarde Para Morrer Jovem”: “Me interesso pelo que não se pode capturar”
-
Entrevistas Mostra Internacional
-
As questões de adaptação de uma obra literária para a grande tela ganham foco no painel Clarice Lispector e o Cinema | O Livro dos Prazeres, nesta terça, 17 de novembro, último dia do FIM20
-
FIM20 acaba hoje com premiação online e exibição de “O Livro dos Prazeres”
-
“Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano“ inspira debate sobre mães solo e mulher no cinema
-
Amandine Gay, Roberta Estrela D’Alva e Viviane Ferreira trocam reflexões e experiências no FIM20
-
“Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, vence a competitiva nacional do FIM20
-
María Silvia Esteve: “Documentários pessoais também devem se abrir aos outros”
-
Conheça as realizadoras selecionadas para o programa Mentorias FIM20
-
A segunda edição da FIM será realizada inteiramente online de 10 a 17 de novembro de 2020. Prepare-se!
-
Confira o depoimento que o FIM recebeu da Nilma!