Drinks de cinema: FIM20 celebra mulheres das telas com coquetéis inspirados em filmes
A imagem de James Bond pedindo um dry martini talvez seja a mais conhecida e a mais lembrada em uma conversa sobre drinks icônicos do cinema. Mas outras imagens se tornam urgentes e necessárias conforme se aprofundam os questionamentos sobre narrativas e representações machistas no audiovisual, e conforme se renova a luta por oportunidades e direitos iguais para homens e mulheres em todos os setores.
Alinhado a sua proposta de celebrar o trabalho das mulheres em frente e por trás das câmeras, o FIM20, num oferecimento da Diageo, convidou a bartender e mixologista Talita Simões para ensinar o público a preparar quatro drinks: um deles, já tão icônico quanto o dry martini de 007; os outros três, inspirados em filmes emblemáticos do cinema nacional que foram escritos, dirigidos e estrelados por mulheres.
Serão dois happy hours virtuais, nos quais Talita conversará sobre drinks e cinema com a documentarista e jornalista Flávia Guerra. No primeiro encontro (12/11, às 20h, no Youtube), serão preparados coquetéis inspirados em dois filmes que integram a programação do FIM20: "Sementes - Mulheres Pretas no Poder", de Éthel Oliveira e Júlia Mariano; e "O Livro dos Prazeres", de Marcela Lordy. No segundo encontro (14/11, às 20h, no YouTube) o tema são clássicos do cinema e os drinks dialogam com "Sex and the City", a série protagonizada por Sarah Jessica Parker que depois chegou à telona, e "Carlota Joaquina - Princesa do Brazil", o longa de Carla Camurati que é considerado marco da Retomada do audiovisual brasileiro.
No caso de "Sex and The City", o drink em foco é o cosmopolitan, frequentemente pedido por Carrie Bradshaw e suas amigas nos bares de Nova York. Inspirada no livro de Candace Bushnell, a série revolucionou a televisão americana ao mostrar mulheres independentes e contemporâneas falando abertamente sobre sexo, amor e carreira. O drink também foi criado por uma mulher: Cherryl Cook trabalhava em um restaurante de Miami em 1989 quando recebeu a missão de criar um coquetel a partir de uma nova vodka com sabor de limão siciliano. Ela se inspirou nos tons de rosa que viu em uma edição da revista "Cosmopolitan", batizando o drink com o mesmo nome. Uma de suas clientes mais assíduas integrava a equipe de roteiristas de "Sex and the City", e assim o drink de Cherryl chegou às mãos de Carrie.
No caso de "Carlota Joaquina", Talita se inspirou na personalidade forte e irreverente da personagem-título, interpretada por Marieta Severo, assim como na ousadia e nas cores do filme de Carla Camurati, que tem luxuoso tratamento de direção de arte, figurino e maquiagem. O resultado foi o gin tônica Carlota, que combina gin Tanqueray, infusão de hibiscos com pimenta, suco de grapefruit, cardamomo, flor comestível e tomilho. Curiosamente, o gin Tanqueray foi lançado em 1830, ano da morte da princesa espanhola.
Já o drink inspirado em "O Livro dos Prazeres" conversa não apenas como o filme de Marcela Lordy, mas também com a obra da escritora Clarice Lispector (1920-1977), cujo centenário de nascimento é celebrado pelo FIM20. O longa é uma adaptação contemporânea do livro "Uma Aprendizagem ou o Livros dos Prazeres" e conta a história de Lóri (Simone Spoladore), uma professora que leva uma vida monótona até conhecer um provocador intelectual argentino. O drink ecoa a sensualidade e a busca pelos sentidos proposta pelo filme em um whiskey sour defumado, que inclui ingredientes como suco de limão siciliano, angostura e clara de ovo.
Por fim, o espresso martini é o drink que harmoniza com "Sementes - Mulheres Pretas no Poder", documentário que retrata o notável crescimento de candidaturas de mulheres negras nas eleições brasileiras de 2018, numa resposta ao assassinato da vereadora Marielle Franco (1979-2018). Parte da mostra Lute Como uma Mulher do FIM20, o filme tem equipe majoritariamente feminina e mulheres negras em várias posições de chefia, incluindo direção, direção de fotografia, roteiro e trilha sonora. Para a bartender Talita Simões, a brasilidade, força e personalidade do café aludem ao momento retratado - e a finalização do drink é feita com sementes de café, numa referência ao título do filme.
A ação Drinks de Cinema também se dá no contexto do Manifesto Bar Responsável, criado pela Diageo. Em meio ao momento desafiador imposto pela pandemia, o manifesto convida o setor a abraçar a oportunidade de transformação, não apenas aplicando os protocolos de higiene e distanciamento social mas, também, incentivando a diversidade, promovendo a inclusão e combatendo o assédio em todas as formas. Para mais informações, clique aqui.