Homenagens e Tributos no FIM20

A atriz, diretora, roteirista e escritora Grace Passô é a grande homenageada do FIM20. Aos 40 anos, a mineira radicada em São Paulo coleciona prêmios, não somente no teatro, onde começou sua carreira polivalente, como também no cinema, representando a força da mulher negra e o futuro das artes no Brasil.
Suas múltiplas expressões poderão ser vistas nas obras selecionadas para o Festival. O média-metragem Vaga Carne, no qual atua e dirige – em parceria com Ricardo Alves Jr. –, é uma adaptação do monólogo escrito, dirigido e interpretado por ela nos palcos, encarnando diversas vozes que “se apossam” de seu corpo e colocam em xeque os preconceitos identitários de nossa sociedade. Prêmio Shell RJ e Cesgranrio de Melhor Texto em 2016, teve sua versão cinematográfica lançada diretamente em streaming em maio deste ano.
Vaga Carne integra a mostra de filmes da artista, junto com o curta inédito República (2020), criado, dirigido e interpretado por ela em sua própria casa, durante a pandemia da Covid-19, e o curta Sem Asas (2019), de Renata Martins. “Estou muito feliz com a homenagem do FIM. Poder comemorar com outras pessoas, ver coisas que fiz reunidas, me dá mais fôlego para criar e, portanto, para viver. E a alegria nunca foi tão importante quanto nesse momento”, declara Passô. Ela participará ainda de uma mesa-redonda a respeito dos movimentos das mulheres negras nas artes e no cinema no Brasil, com mediação de Janaína Oliveira.
A diretora francesa Claire Denis também ganha destaque na programação. Nascida em Paris, criada em Camarões e com familiares brasileiros, é uma cineasta fundamental para o cenário da sétima arte nos últimos 30 anos. “Seus filmes expressam um desejo verdadeiro de conhecer as pessoas, com narrativas sobre a intimidade, sexualidade e o não-pertencimento”, explica Beth Sá Freire, curadora do FIM.
Começou como assistente de diretores como Jacques Rivette, Costa-Gavras e Wim Wenders até trilhar sua própria carreira, que conta com 14 longas-metragens. A 2ª edição do Festival faz um tributo a essa trajetória, exibindo duas de suas grandes obras: Deixe a Luz do Sol Entrar (2017), comédia romântica em que Juliette Binoche vive uma mulher em busca de realização no amor e na vida; e 35 Doses de Rum (2008), a história de pai e filha que vivem uma relação quase fechada ao mundo desde que perderam a esposa e mãe, com Alex Descas no elenco, ator que trabalhou em onze de seus filmes.
O FIM20 apresenta uma masterclass de Claire Denis, mediada pelo educador e especialista Robert Milazzo da Modern School of Film de Nova York e produzida especialmente para o Festival. Diretamente de sua casa, a cineasta fala de seu cotidiano, dos desafios humanos e sociais trazidos pela pandemia da Covid-19, de sua infância em Camarões e das suas origens brasileiras, com ascendentes do estado do Pará. Envereda ainda pela sua obra, destacando a relação com atores, o financiamento de suas produções, as escolhas de temas e curiosidades sobre seus filmes memoráveis.
A 2ª edição do evento celebra ainda o centenário de nascimento da escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector (1920 – 1977). Dois filmes baseados em sua obra e realizados por cineastas mulheres foram escolhidos para abrir e fechar o Festival: o premiado A Hora da Estrela (Brasil, 1985), de Suzana Amaral, e o inédito O Livro dos Prazeres (Brasil| Argentina, 2020), de Marcela Lordy, respectivamente.
Confira programação completa em breve aqui no site!
relacionados
-
Competitiva Nacional do FIM 20: confira os filmes selecionados
-
O FIM20 celebra o centenário da escritora Clarice Lispector em sua abertura e encerramento
-
FIM divulga as datas da sua edição 2020
-
FIM divulga o perfil das inscrições para a Mostra Competitiva Nacional
-
InnSaei.TV é a plataforma oficial do FIM 20
-
FIM começa hoje com cerimônia online, homenagem a Grace Passô e exibição de A Hora da Estrela
-
FIM 20 e Diageo promovem debate sobre assédio no audiovisual e na sociedade
-
Drinks de cinema: FIM20 celebra mulheres das telas com coquetéis inspirados em filmes
-
Grace Passô recebe convidadas neste 13 de novembro para debater as dificuldades de se fazer arte na pandemia
-
Mostra Lute Como Uma Mulher propõe reflexão sobre o que está em jogo nas eleições municipais
-
Debate no FIM20 destaca ações contra o assédio no audiovisual e na sociedade; assista
-
Claire Denis em conversa intimista exclusiva para o FIM 20 é destaque da programação deste sábado, 14 de novembro.
-
Sessão F.A.M.A. debate mulher no cinema a partir do documentário “Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano”
-
A cineasta e ativista francesa Amandine Gay conversa com mulheres negras ativistas em dois Intercâmbios neste domingo, 15 de novembro
-
Amandine Gay sobre “Abrir a Voz”: “Quis mostrar mulheres negras se apropriando da narrativa”
-
Grace Passô e a arte na pandemia: “A elaboração em linguagem me organiza”
-
Masterclass Claire Denis: o que aprendemos com a icônica cineasta no FIM20
-
Adriana Lopez Sanfeliu fala sobre desafios de filmar “retrato pessoal” de Elliott Erwitt
-
Dominga Sotomayor sobre “Tarde Para Morrer Jovem”: “Me interesso pelo que não se pode capturar”
-
Entrevistas Mostra Internacional
-
As questões de adaptação de uma obra literária para a grande tela ganham foco no painel Clarice Lispector e o Cinema | O Livro dos Prazeres, nesta terça, 17 de novembro, último dia do FIM20
-
FIM20 acaba hoje com premiação online e exibição de “O Livro dos Prazeres”
-
“Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano“ inspira debate sobre mães solo e mulher no cinema
-
Amandine Gay, Roberta Estrela D’Alva e Viviane Ferreira trocam reflexões e experiências no FIM20
-
“Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, vence a competitiva nacional do FIM20
-
María Silvia Esteve: “Documentários pessoais também devem se abrir aos outros”
-
Conheça as realizadoras selecionadas para o programa Mentorias FIM20
-
A segunda edição da FIM será realizada inteiramente online de 10 a 17 de novembro de 2020. Prepare-se!
-
Confira o depoimento que o FIM recebeu da Nilma!