O FIM20 celebra o centenário da escritora Clarice Lispector em sua abertura e encerramento

O FIM acredita no poder do cinema de inspirar trajetórias de vida, combater estereótipos e consolidar novos imaginários a partir da maior presença de mulheres em tela e atrás das câmeras.
Nesta edição, o Festival celebra centenário de nascimento de uma das escritoras mais emblemáticas da nossa literatura, Clarice Lispector, apresentando nas sessões de abertura e encerramento dois filmes inspirados em sua obra, que evidenciam a potência narrativa das mulheres na literatura e no cinema.
Clarice Lispector é considerada no meio artístico um dos autores brasileiros mais importantes do século 20 e a escritora judia mais influente desde Franz Kafka. Foi uma mulher à frente do seu tempo, tanto como escritora, reproduzindo o fluxo de consciência de seus personagens tão intrinsecamente que seu segundo romance foi identificado com o existencialismo de Jean-Paul Sartre; quanto como estudante de Direito, profissional do jornalismo, tradutora e revisora (suas primeiras ocupações no ambiente da literatura). Clarice faleceu às véspera de seu aniversário de 57 anos, em 9 de dezembro de 1977 e, em dezembro de 2020, completaria 100 anos.
Nascida na Ucrânia, mas criada e naturalizada brasileira (chegou aqui aos 2 anos de idade, nunca se considerou do Leste Europeu), Clarice era uma mulher transgressora, expoente do modernismo na literatura brasileira e da cena intelectual de seu tempo, comparada a James Joyce e Virginia Woolf.
Já em sua estreia no romance, aos 23 anos, obteve sucesso de crítica com Perto do Coração Selvagem (1943), pelo qual recebeu o prêmio de Melhor Romance de Estreia pela Fundação Graça Aranha no ano seguinte a sua publicação. Além dele, ao longo de sua carreira Clarice foi agraciada com o Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1961), dois Jabutis (1961 e 1978, póstumo) e a Ordem do Mérito Cultural (2011).
Para celebrar sua vida e prestigiada obra, a segunda edição do FIM - Festival Internacional de Mulheres no Cinema apresenta em sua abertura e encerramento duas produções inspiradas em seu universo lírico, em que nenhum gesto ou acontecimento é insignificante.
A sessão de abertura do Festival traz a exibição de A Hora da Estrela (1985) fazendo uma dupla homenagem: tanto a Lispector e seu penúltimo romance quanto à diretora Suzana Amaral, que faleceu em junho deste ano. Suzana foi indicada ao Urso de Ouro no Festival de Berlim (1986) pela obra. A produção ganhou ainda o Festival Internacional de Havana (1986) como Melhor Filme e o Festival de Brasília nas categorias Melhor Filme, Diretora, Ator (José Dumont), Atriz (Marcélia Cartaxo), Fotografia (Edgar Moura) e Montagem para Idê Lacreta.
Narrando a descoberta do amor entre uma professora do ensino fundamental e um professor de filosofia e programado para a sessão de encerramento do festival, O Livro dos Prazeres(2020) de Marcela Lordy é uma adaptação do romance Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, publicado por Clarice em 1969.
Os personagens femininos criados por Clarice ecoam para além do seu tempo, inspiram releituras e influenciam até hoje gerações de escritoras, cineastas e artistas de várias linguagens. O Festival celebra em 2020 o centenário de nascimento da escritora e suas conexões com o protagonismo feminino em tela e atrás das câmeras.
Além das sessões de abertura e encerramento, o FIM20 promoverá ainda, por meio do seu programa formativo, encontros e debates sobre a obra da autora, suas múltiplas e complexas personagens femininas e as correlações entre a literatura de Clarice e o universo cinematográfico. Siga o FIM nas redes e confira em breve programação completa.
Viva Clarice!
relacionados
-
Competitiva Nacional do FIM 20: confira os filmes selecionados
-
FIM divulga as datas da sua edição 2020
-
FIM divulga o perfil das inscrições para a Mostra Competitiva Nacional
-
InnSaei.TV é a plataforma oficial do FIM 20
-
Homenagens e Tributos no FIM20
-
FIM começa hoje com cerimônia online, homenagem a Grace Passô e exibição de A Hora da Estrela
-
FIM 20 e Diageo promovem debate sobre assédio no audiovisual e na sociedade
-
Drinks de cinema: FIM20 celebra mulheres das telas com coquetéis inspirados em filmes
-
Grace Passô recebe convidadas neste 13 de novembro para debater as dificuldades de se fazer arte na pandemia
-
Mostra Lute Como Uma Mulher propõe reflexão sobre o que está em jogo nas eleições municipais
-
Debate no FIM20 destaca ações contra o assédio no audiovisual e na sociedade; assista
-
Claire Denis em conversa intimista exclusiva para o FIM 20 é destaque da programação deste sábado, 14 de novembro.
-
Sessão F.A.M.A. debate mulher no cinema a partir do documentário “Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano”
-
A cineasta e ativista francesa Amandine Gay conversa com mulheres negras ativistas em dois Intercâmbios neste domingo, 15 de novembro
-
Amandine Gay sobre “Abrir a Voz”: “Quis mostrar mulheres negras se apropriando da narrativa”
-
Grace Passô e a arte na pandemia: “A elaboração em linguagem me organiza”
-
Masterclass Claire Denis: o que aprendemos com a icônica cineasta no FIM20
-
Adriana Lopez Sanfeliu fala sobre desafios de filmar “retrato pessoal” de Elliott Erwitt
-
Dominga Sotomayor sobre “Tarde Para Morrer Jovem”: “Me interesso pelo que não se pode capturar”
-
Entrevistas Mostra Internacional
-
As questões de adaptação de uma obra literária para a grande tela ganham foco no painel Clarice Lispector e o Cinema | O Livro dos Prazeres, nesta terça, 17 de novembro, último dia do FIM20
-
FIM20 acaba hoje com premiação online e exibição de “O Livro dos Prazeres”
-
“Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano“ inspira debate sobre mães solo e mulher no cinema
-
Amandine Gay, Roberta Estrela D’Alva e Viviane Ferreira trocam reflexões e experiências no FIM20
-
“Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, vence a competitiva nacional do FIM20
-
María Silvia Esteve: “Documentários pessoais também devem se abrir aos outros”
-
Conheça as realizadoras selecionadas para o programa Mentorias FIM20
-
A segunda edição da FIM será realizada inteiramente online de 10 a 17 de novembro de 2020. Prepare-se!
-
Confira o depoimento que o FIM recebeu da Nilma!