a intervenção da mulher no documentário brasileiro
com daniela capelato
Dia 05.07 das 14h às 17h e
Dia 12.07 das 14h às 17h
Carga Horária 6h
Centro de Pesquisa e Formação Sesc
Vagas Limitadas. Inscrições a partir de 27.06 aqui.
sobre o curso
No bojo de uma nova cultura da comunicação, ou seja, a das redes, a produção de filmes passa a destacar, de uma maneira talvez explícita e afirmativa, questões estéticas e temáticas de um cinema de resistência. Recupera-se no cinema a dimensão do debate, recompõe-se a formação de grupos e coletivos cinematográficos e, em decorrência disso, instauram-se novos modos de enfrentamento ao modelo e/ou à política de financiamento. É nessa atmosfera que a intervenção feminista ou o tema do feminismo cinematográfico, fortemente associado ao documentário, retoma um lugar de destaque. Evidencia-se o papel da mulher na produção e na realização de filmes, contudo, pouco deflagra-se sobre a questão da escrita feminina elevada ao seu máximo potencial criativo. O curso pretende, a partir de uma perspectiva histórica, mas não somente, analisar uma crescente ramificação das diferenças entre as mulheres, a pensar questões de enunciação e interpelação desde um ponto de vista feminino, mas que tende hoje a extrapolar o universo das experiências individuais. Trata-se de dar ênfase ao que circunda, envolve e sustenta uma proposta criativamente a fim abarcar elementos de linguagem para além daqueles pessoais, particulares e não menos necessários à composição de um projeto original.
sobre a monitora
Daniela Capelato é formada em Comunicação, com passagem pelo Instituto Nacional do Audiovisual INA (França). Foi gerente do Núcleo de Cinema e Vídeo do Itaú Cultural, onde coordenou a realização de mostras de filmes, como Marginália 70, com curadoria de Rubens Machado, e a produção de documentários, entre eles: Santo Forte, de Eduardo Coutinho. Como produtora independente realizou Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz; Do Outro Lado do Rio, de Lucas Bambozzi e Só Deus Sabe, de Carlos Bolado. É roteirista dos longas: Do Outro Lado do Rio; Brasil na Virada do Milênio, em colaboração com Marcelo Gomes; Antes de Ontem, Depois de Amanhã, de Chris Liu, e do curta Viva Volta, de Heloisa Passos. Colaborou como consultora de roteiro nos filmes: Construindo Pontes, de Heloisa Passos; Joaquim, de Marcelo Gomes; Elena e Olmo e a Gaivota de Petra Costa, entre outros. É curadora e consultora do programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN.